Sala de aula invertida vs aprendizagem presencial levada à virtualidade
Autor: Emilio Romano (Currículo Lattes)
Resumo
Este estudo examina a implementação da sala de aula invertida no curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Santa Fe (UCSF). O objetivo principal é documentar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) durante o processo de ensino e aprendizagem e avaliar seu impacto na qualidade educacional, na participação dos alunos e no desempenho acadêmico. Através de uma abordagem mista que inclui análise de dados quantitativos e qualitativos, investigou-se como alunos e professores percebem e utilizam a sala de aula invertida em modalidades presenciais, virtuais e híbridas. Os resultados mostram uma percepção positiva da metodologia, destacando sua capacidade de promover uma participação ativa e uma aprendizagem mais significativa. No entanto, também foram identificados desafios, como o acesso desigual à Internet e a carga adicional de trabalho para os professores. O estudo conclui que, embora a sala de aula invertida apresente vantagens significativas, é fundamental enfrentar esses desafios e fornecer o suporte necessário para otimizar sua implementação e maximizar os benefícios educacionais.