Apresentação

PROGRAMA

            O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande (PPGCS-FURG), por meio dos seus cursos de mestrado e doutorado, promove o ambiente acadêmico adequado para a formação de profissionais qualificados, nas áreas de concentração e linhas de pesquisa abaixo indicadas: 

LINHA DE PESQUISA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

ATENÇÃO BÁSICA E AGRAVOS À SAÚDE DA POPULAÇÃO

MEDICINA PREVENTIVA

DESENVOLVIMENTO DE VACINAS, MÉTODOS DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS

INSUMOS PARA A ÁREA DA SAÚDE

ESTUDO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

MEDICINA INVESTIGATIVA

ESTUDO DE DOENÇAS INFECTO PARASITÁRIAS

MEDICINA INVESTIGATIVA

FÁRMACOS E MEDICAMENTOS

INSUMOS PARA A ÁREA DA SAÚDE

INFECÇÃO HOSPITALAR E RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS

MEDICINA INVESTIGATIVA

SAÚDE AMBIENTAL E OCUPACIONAL;

MEDICINA INVESTIGATIVA

 

DESCRIÇÃO DAS LINHAS DE PESQUISA: 

Linha de Pesquisa: ATENÇÃO BÁSICA E AGRAVOS À SAÚDE DA POPULAÇÃO

Descrição:

            Desenvolve pesquisas de doenças agudas infecciosas ou não infecciosas; estuda a epidemiologia de doenças epidêmicas, pandêmicas e endêmicas e seus fatores de risco; investiga determinantes sociais e a vulnerabilidade da promoção em saúde. Desenvolve pesquisas de educação em saúde; prevenção e proteção; nutrição das populações; saúde materno infantil e perinatal; planejamento familiar; imunizações; distribuição de medicamentos; controle, gestão em saúde e avaliação dos serviços de saúde. 

Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE VACINAS, MÉTODOS DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS;

Descrição:

            Desenvolvimento de insumos, processos e plataformas visando promover a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças de interesse nacional. Os projetos relacionados a esta linha buscam reduzir a dependência de produtos importados colaborando para a construção de uma base tecnológica da Saúde no Sul do Brasil. 

Linha de Pesquisa: ESTUDO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

Descrição:

            Desenvolve pesquisas a fim de estudar o quadro das DCNTs e seus fatores de risco; apresentar um quadro teórico e analítico para sua determinação social, orientado para ações de saúde pública; investiga aspectos epidemiológicos à saúde da população em geral e de grupos vulneráveis em especial. 

Linha de Pesquisa: ESTUDO DE DOENÇAS INFECTO PARASITÁRIAS

Descrição:

            As doenças infecto-parasitárias são importante causa de morbimortalidade em nosso país, ocorrendo especialmente em pessoas e locais com maior fragilidade social. Nesta linha são desenvolvidos projetos que buscam aprofundar os conhecimentos relativos a prevenção, diagnóstico e tratamento destas enfermidades. 

Linha de Pesquisa: FÁRMACOS E MEDICAMENTOS

Descrição:

            A partir de novas formas farmacêuticas como os nano carreadores e fontes naturais e sintéticas de novos fármacos os projetos relacionados a esta linha visam avançar no conhecimento das potencialidades tecnológicas e da natureza visando a obtenção de alternativas para enfermidades infecto parasitárias entre outras. 

Linha de Pesquisa: INFECÇÃO HOSPITALAR E RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS

Descrição:

            Estudo de doenças infecciosas em que o agente causal é adquirido no ambiente hospitalar e que se manifestem clinicamente no paciente durante a sua permanência ou até mesmo depois de sua alta. Os estudos desenvolvidos se baseiam no conhecimento dos fatores associados aos patógenos, hospedeiro e ambiente. Também em uma forma mais pragmática, são estudados o impacto da infecção tanto para o paciente como para a saúde pública, custo-efetividade de novas estratégias de controle como implementação de protocolos para o uso racional de antimicrobianos, procedimentos de desinfecção e antissepsia, métodos diagnósticos, medidas de monitoramento e controle das infecções. Em relação a resistência antimicrobiana, os estudos não se restringem as infecções hospitalares mas também as adquiridas na comunidade, como taxa de resistência aos antimicrobianos, mecanismos de resistência, custo biológico e fitness de patógenos resistentes, disseminação de patógenos resistentes, transmissão horizontal de genes associados a resistência e a evolução da resistência frente a pressão seletiva pelo consumo de antimicrobianos.

Linha de Pesquisa: SAÚDE AMBIENTAL E OCUPACIONAL;

Descrição:

            A linha de pesquisa de Saúde Ambiental e Ocupacional tem por objetivo englobar projetos que investiguem a relação entre o ambiente (externo, interno e de trabalho) e determinantes de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Estão incluídos também estudos sobre a influência de fatores ambientais e ocupacionais sobre morbimortalidade e a relevância do meio ambiente saudável para a manutenção da qualidade de vida.

  

COORDENAÇÃO: 

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde:

Prof. Dr. Flávio Manoel Rodrigues da Silva Júnior

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6001686006338661  

Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde:

Profa. Dra. Ivy Bastos Ramis

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7081175571423801

 

COMISSÃO DE ENSINO: 

FLAVIO MANOEL RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR - Representante Docente;

CARLOS JAMES SCAINI - Representante Docente;

MARIANA APPEL HORT - Representante Docente;

VANUSA POUSADA DA HORA - Representante Docente;

MIRELLE DE OLIVEIRA SAES - Representante Docente;

MARIANA QUARESMA DE SOUZA (TITULAR) - Representante Discente; e

DÉBORA CARVALHO RODRIGUES (SUPLENTE) - Representante Discente.