Infraestrutura

  • LABORATÓRIOS

     

    LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR DA ÁREA INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (BioMol-AICB)

      O Laboratório de Biologia Molecular da Área Interdisciplinar de Ciências Biomédicas (BioMol-AICB) é vinculado a Faculdade de Medicina (FAMED), estando localizado na Unidade Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na cidade do Rio Grande. O Laboratório está cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIP) do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) (https://pnipe.mctic.gov.br/laboratory/8702). Em breve, ele ocupará uma nova instalação junto ao Centro Integrado de Pesquisa na Saúde (CIP-SAÚDE) da FURG.

      O Laboratório BioMol tem caráter multidiciplinar e multiusuário, apresentando infraestrutura para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino, extensão e inovação relacionadas à grande área de biologia molecular no conceito de saúde única (one health). O caráter interdisciplinar permite que o Laboratório seja sede do desenvolvimento de estudos nas áreas de ciências biológicas, da saúde e biotecnologia, sendo processadas e analisadas amostras biológicas humanas e de outros animais, ambientais e de alimentos. Nesse espaço são realizadas atividades em diferentes linhas de pesquisa, relacionadas principalmente às áreas de Microbiologia (bacteriologia, micologia e virologia), parasitologia, imunologia e genética, as quais se encontram consolidadas, recebendo destaques nacionais e internacionais.

      Entre as principais temáticas desenvolvidas no Laboratório de BioMol destacam-se: novos métodos diagnósticos de doenças infecciosas; genotipagem e epidemiologia molecular de agentes infectoparasitários; estudos buscando identificar fatores de virulência, patogenicidade e fitness microbiano; estudos ambientais como fonte de infecção de importantes patógenos multirresistentes; pesquisas sobre as bases moleculares de resistência aos antimicrobianos/anti-helmínticos; além de estudos em imunologia, diagnóstico de doenças infecciosas e não infecciosas.

    AGENDAMENTO:

      O laboratório de BioMol possui equipamentos com caráter multiusuário, disponibilizados à comunidade interna e externa à FURG. Diferentes equipes de trabalho poderão utilizar os equipamentos, promovendo a interação entre pesquisadores e alavancando a produtividade científica. O compartilhamento dos equipamentos multiusuários seguirá critérios para racionalização do tempo e uso, procurando atender a demanda de forma adequada e qualificada.

      O usuário proponente (docente) interessado em utilizar os equipamentos deve entrar em contato com a equipe gestora do Laboratório de Biologia Molecular através do e-mail biomol_aicb@furg.br e apresentar uma proposta de pesquisa a ser desenvolvida, bem como indicar os usuários operadores (pesquisadores ou discentes). O usuário proponente é o responsável e responde pelo usuário operador, responsabilizando-se por todo e qualquer dano que venha a ocorrer durante o uso do equipamento. A operação deverá ser feita apenas por operador habilitado e treinado para sua operação. Cabe ao proponente o ônus financeiro para viabilizar o experimento.

     Após a aprovação da proposta de utilização, o usuário fará a solicitação de agendamento pelo e-mail biomol_aicb@furg.br, obedecendo aos critérios de reserva e tempo de uso concedidos pela equipe gestora. Cada usuário terá um turno para utilização dos equipamentos, sendo o primeiro turno das 8h às 12h e o segundo das 13h30min às 17h30min. Os equipamentos poderão ser utilizados de segunda a sexta-feira, conforme a disponibilidade dos equipamentos. O agendamento deve ser solicitado no mínimo com 05 (cinco) dias de antecedência da data de uso pretendida. Caso desista da utilização do equipamento, o usuário deverá cancelar o agendamento com antecedência mínima de 48 horas.

    LABORATÓRIO DE MICOBACTERIOLOGIA

    Este laboratório, localizado na FAMED/FURG, é dividido em três salas. A primeira (área de segurança Nível P2), de acesso restrito, é destinada a manipulação de cepas de Mycobacterium tuberculosis, na qual estão instalados uma cabine de segurança biológica da classe II, um autoclave, duas estufas bacteriológicas, uma banho seco, eletroporador e balcão com pia. A segunda sala (área de contenção), conta com ponto de gás, duas estufas bacteriológicas e uma estufa com agitador orbital. A terceira sala (área de suporte) é destinada a outras atividades de bancada, tais como pesagem, armazenamento, registro, contendo o equipamento MGIT 320 para cultivo de micobactérias, dois três freezers -20°C, duas geladeiras, balança analítica, espectrofotômetro, microscópio, leitora de microplacas e um computador. Este laboratório contém uma câmara de fluxo laminar, microscópio, jarras de anaerobiose, coagulador, balcão com duas cubas, estufa bacteriológica, geladeira, freezer -20°C, freezer -70°C e sala da direção. Neste laboratório são executados projetos de desenvolvimento de novos métodos diagnóstico para tuberculose, com transferência de tecnologia para os serviços de saúde locais. Outro importante projeto relaciona-se ao desenvolvimento de novos fármacos que possam atuar como anti-micobacterianos. Também são realizados estudos visando caracterizar os principais mecanismos de resistência aos antimicrobianos observados em M. tuberculosis, em particular busca-se caracterizar o mecanismo de efluxo e buscar seus possíveis inibidores.     

    LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA MOLECULAR E CULTIVO CELULAR

    Este laboratório, localizado na FAMED/FURG, foi recentemente estruturado, sendo dividido em duas salas, sendo a primeira para manipulação e estudos moleculares de agentes infecto-parasitários e a segunda para cultivo celular. Na primeira área encontram-se um PCR em tempo real StepOne (adquirido pelo Programa  Pró-Equipamentos - CAPES / 2011) acompanhado de um laptop e um fluorímetro de placa  acompanhado de um computador. Além destes, o laboratório está equipado com um quantificador de DNA/RNA NanoVuePlus, um conjunto de micropipetas multicanal digitais,  uma estação de trabalho para DNA e duas estufas bacteriológicas. A sala de cultivo celular está equipada por um fluxo laminar, uma centrífuga refrigerada 5804R  (adquirida pelo Pró-equipamentos - CAPES / 2013), com rotores para microtubos, placas e tubos Falcon, uma estufa de CO2 e uma geladeira duplex e um microscópio invertido. Neste laboratório são executados estudos para identificação molecular, bem como, para quantificação de agentes infecto-parasitários em amostras clínicas de pacientes; estudos de fatores de virulência e resistência de microrganismos através da quantificação da expressão gênica em diferentes condições de exposição físico-químicas; estudos para quantificação da carga microbiana/parasitária frente a diferentes compostos naturais e moléculas sintéticas/semissintéticas, visando demonstrar a eficácia desses agentes. Na sala de cultivo celular, são mantidas linhagens de cultura celular, para estudos de citotoxicidades de moléculas e compostos naturais, bem como para estudos de parasitas intracelulares.

    LABORATÓRIO DE PARASITOLOGIA

    Este laboratório, localizado na FAMED/FURG, dispõe de quatro salas distribuídas segundo as atividades executadas. Na primeira sala são produzidos antígenos (excreção e secreção, somático) de diferentes espécies de parasitos para serem empregados em métodos imunodiagnóstico in house (ELISA e Western Blot). Também é realizado o diagnóstico laboratorial da toxocaríase humana e toxoplasmose, além do diagnóstico de parasitos intestinais oportunistas como apoio ao Hospital Universitário da FURG. Nesta sala, está localizada uma segurança biológica classe IIA (adquirido no EDITAL PPSUS 2013), um leitor de placas (ELISA) (adquirido pelo Programa Pró-Equipamentos CAPES – 2013), uma estufa de CO2, um banho-maria, vórtex para tubos, agitador magnético de placa, dois microscópios ópticos e dois refrigeradores, freezer -20°C, centrífuga refrigerada, estufa microbiológica (37ºC) e uma estufa BOD (25ºC). A segunda sala é utilizada para os estudos experimentais com probióticos, extratos vegetais e compostos químicos sintéticos/semissintéticos, onde está localizada uma cabine de segurança biológica classe IIA, uma estufa BOD (25ºC), uma centrífuga de bancada, banho-maria, vórtex, micro-ondas, três microscópios, estereomicroscópio, duas estufas de secagem, uma balança analítica de precisão, um pHmetro, uma incubadora Shaker de bancada, uma estufa de secagem com circulação de ar. Na terceira sala, encontram-se dois computadores ligados à rede e um sistema de wireless para uso dos alunos. A quarta sala é destinada a permanência de um docente do setor. Nestes laboratórios são executados importantes estudos visando, o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico, assim como, a busca de novas alternativas para o controle das parasitoses teciduais, geohelmintoses e protozooses.

    LABORATÓRIO DE MICOLOGIA

    O Laboratório de Micologia da FAMED/FURG é dividido em duas salas, sendo uma destinada a processamento das amostras clínicas (exames micológicos clássicos, sorologia para imunodiagnóstico e antifungigrama) e outra destinada à microscopia e armazenamento de cepas (coleção de fungos). Este laboratório está equipado com cabine de segurança biológica classe IIA, três estufas microbiológicas para incubação (37ºC e 25ºC), centrífuga de bancada, banho-maria, câmara escura, vórtex, lavadora de microplacas, aparelho de micro-ondas, bancada com bico de bunsen, pia de inox, microscópio, dois refrigeradores, freezer vertical -20°C, estante para micoteca e um computador para armazenamento dos dados. Neste laboratório são executados projetos referentes a diagnóstico, identificação molecular de isolados clínicos e soroepiedemiologia das micoses superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas, bem como, realização de testes de sensibilidade in vitro de microrganismos fúngicos potencialmente patogênicos frente a antifúngicos comerciais e desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas como proteínas vegetais e recombinantes (lectinas).

    LABORATÓRIO DE EPIDEMIOLOGIA

    Neste laboratório da FAMED/FURG, encontra-se uma área equipada com computadores, copiadora de alto desempenho e projetor multimídia, sala de reuniões e permanência, de pesquisadores, docentes e discentes envolvidos com as questões ligadas aos projetos de epidemiologia. Neste laboratório estão disponíveis os softwares Stata IC 13.0, Stata Transfer ,Epi-Info 6.0.d e Epidata 3.1. 

    LABORATÓRIO DE MORFOLOGIA EXPERIMENTAL

    O Laboratório de Morfologia Experimental - FAMED/FURG conta com equipamento e infraestrutura para a pesquisa com animais de laboratório, dispondo de balanças, geladeira, equipamento para microcirurgia. Neste laboratório são realizados ensaios farmacológicos com vasos isolados e para isto está equipado com banho termostatizado para perfusão do leito vascular mesentérico isolado, bombas peristálticas, registrador térmico (Hewllett Packard), cilindro de carbogênio. Também são realizados experimentos operatórios de Isquemia/Reperfusão, visando a preservação de órgãos. Conta também com uma sala operatória no setor de Técnica Operatória com Microscópio Cirúrgico e um microscópio com captação de fotomicrografia. 

    LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA

    Este laboratório da FAMED/FURG, conta com uma área física de 150 m2, apresentando 08 mesas de inox que são utilizadas quando de ensaios experimentais que impliquem que o procedimento seja realizado no mesmo dia, dando suporte para aulas teóricas do PPGCiSau. 

    LABORATÓRIO DE ENSAIOS FARMACOLÓGICOS E TOXICOLÓGICOS (LEFT)

    Este laboratório está inserido nas dependências do Instituto de Ciências Biológicas (ICB)/FURG. Com uma área de aproximadamente 50m2, conta com infraestrutura de laboratório para estudos que envolvem produtos naturais, desde a sua extração, isolamento, acondicionamento, possuindo infraestrutura de equipamentos que incluem: rota-evaporador, liofilizador modelo speedvac, destilador de vidro, estufas para secagem de extratos e determinação do peso seco, balanças analíticas de precisão, freezers e freezer -70°C. Na avaliação do potencial toxicológico farmacológico e biológico de diferentes produtos, o laboratório conta com equipamentos para a avaliação da capacidade analgésica e anti-inflamatória, com equipamentos como a placa quente e analgesímetro (Insight®, Brasil), analgesímetro e pletismômetro digital (Letica®, Barcelona, Espanha). Conta ainda com equipamento para avaliar as variações da pressão arterial pelo método não invasivo (Letica®, Barcelona, Espanha), permitindo o acompanhamento dos animais de experimentação por longos períodos. Neste laboratório também estão sendo desenvolvidos estudos para avaliar os danos no DNA, através dos testes de micronúcleo e ensaio cometa, além das avaliações da atividade antioxidante de diferentes tecidos. Também dispõe de equipamentos para desenvolvimento de técnicas de avaliação do comportamento como campo aberto, labirinto em cruz elevado, radial de oito braços, watermaze, dispondo ainda de sistema de filmagem das tarefas comportamentais. Inclui tanque com água para avaliação da atividade física dos animais de experimentação, permitindo a realização do teste do nado forçado. 

    LABORATÓRIO DE NANOTECNOLOGIA APLICADA À ÁREA DA SAÚDE (Nanobio)

    Este laboratório encontra-se localizado na estrutura multiusuária de apoio à pesquisa e pós-graduação da FURG e outras instituições, ligada diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), o Centro de Microscopia Eletrônica da Zona Sul do Rio Grande do Sul (CEME-SUL), construído com o financiamento do Edital CTINFRA/PROINFRA/FINEP 01/2007, com a aquisição de um Microscópio Eletrônico de Transmissão (JEOL JEM 1400 120KV, com raio X, EDS e Câmera CCT para captura de imagens), um Microscópio Eletrônico da Varredura (JEOL JSM 6610V, com EDS) e um Microscópio Confocal Invertido motorizado de varredura a laser, com detecção e varredura pontuais, projetado para aplicações em pesquisa biológica, com todos os periféricos necessários para o preparo de amostras e um Difratômetro de Raios-X. O Nanobio foi montado a partir do financiamento obtido com o financiamento obtido no Edital Nº 001/2010 - MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP, sobre a seleção pública de propostas de projetos de pesquisa e desenvolvimento no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD e Edital PROCAD / Casadinho. O NanoBio possui homogeneizador a alta pressão, um espectrofotômetro UV/VIS, capela de exaustão de gases, rotaevaporador e bomba de alto vácuo, agitador magnético com controle de temperatura e velocidade de agitação, agitador magnético multiponto, banho de ultrassom, balança analítica de precisão, pHmetro, pipetas automáticas de diferentes volumes, reagentes e vidrarias especificas e conta com a estrutura analítica do Instituto de Ciências Biológicas e Engenharia Química e Alimentos da FURG. 

    LABORATÓRIOS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    No Instituto de Ciências Biológicas, estão dispostos os laboratórios onde o conjunto deles ocupa uma área total aproximada de 800 m2 e apresenta as seguintes também com infraestrutura analítica: contadores de radioatividade (gama e beta); espectrofluorímetro; liofilizador (Speed-Vac); ultra-freezers (-80°C); leitora de microplacas; cromatógrafo líquido de baixa pressão; cromatógrafo gasoso; polígrafos registradores e seus acessórios; destiladores de água; sistemas de purificação de água tipo Milli-Q; espectrofotômetros (absorção atômica e UV e visível); fotômetro de chama (Na+, K+ e Ca++); cloridrômetro; semi-microsmômetro; medidores de oxigênio dissolvido; aparelho de gasometria; microscópios óticos, de fluorescência, esteroscópicos; respiradores artificiais; esfigmomanômetros; oftalmoscópios; estimuladores elétricos; centrífugas; estufas incubadoras e de secagem; capelas de fluxo laminar; eletrocardiógrafos; osciloscópio; estimulador eletrônico para neurofisiologia; - milivoltímetros eletrônicos analógicos e digitais; pHmetros; polarímetro; equipamento para eletroforese; homogenizador de tecidos; sonicador; máquina de gelo triturado; autoclaves; sistema de captura de imagens para análise do comportamento; - sistema de captura de imagens para biologia molecular; watermaze; labirinto em cruz; campo aberto; labirinto radial; aparelho de esquiva; registrador de pressão arterial não-invasivo; equipamento para estereotaxia; micrótomo; microcomputadores para controle de equipamentos automatizados; impressoras acopladas a equipamentos automatizados; analisador de carbono orgânico total; PCR em tempo real; sistema de eco-doppler; dentre outros. 

    LABORATÓRIO PARA OS ESTUDOS DE SAÚDE AMBIENTAL (LAPESA)

    Para aprofundar o estudo dos impactos dos fatores ambientais sobre a saúde humana, por meio de abordagens experimentais e de populações, o LAPESA vem desenvolvendo estudos sobre os efeitos da poluição ambiental sobre o crescimento, desenvolvimento neuropsicomotor em crianças nos primeiros anos de vida, desenvolvimento cognitivo e função respiratória em escolares, estudos sobre efeitos da atividade física e alterações da glicemia. Para isso, está equipado com balança, antropômetro e escalas para avaliação do desenvolvimento Bayley, Denver, WiSC III e Ravens. A aquisição de um espirômetro digital portátil e de um glucômetro tem permitido a avaliação da função respiratória e da glicemia em atividades de campo. 

    NÚCLEO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (NUPROS)

    Este laboratório está permitindo o desenvolvimento de estudos que promovam a saúde e a qualidade de vida da população da região, por meio da geração de conhecimento, qualificação da formação de recursos na área da saúde e desenvolvimento de tecnologias e de ações de promoção da saúde. 

    LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

    Este laboratório do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. / FURG, possui equipamentos analíticos automatizados que permitem a realização de vários exames, promovendo as análises hematológicas, bioquímicas e sorológicas de materiais biológicos (sangue total, soro, plasma, líquido de ascite, sinovial, líquor, etc.). Também são realizadas análises de secreções, como aspirado traqueal, escarro e outros. Além de atender os pacientes SUS internados e/ou ambulatoriais, analisa materiais biológicos de sujeitos selecionados nos projetos de pesquisa, bem como de animais de experimentação que também são usados em pesquisas. Alguns exames, considerados de alto custo, são terceirizados, e realizados pelo laboratório de apoio Laboratório Hermes Pardini, nestes estão incluídos as análises toxicológicas.

    BIOTÉRIO CENTRAL / FURG

    Para garantir a qualidade dos trabalhos experimentais, o PPGCiSau conta com o apoio do Biotério Central da FURG, localizado no Campus Carreiros, responsável pela procriação e fornecimento dos animais utilizados nos trabalhos experimentais. No período de  2013 e 2014, o Biotério Central da FURG foi amplamente reformado. Neste período, foram adquiridos ratos e camundongos para os estudos experimentais do PPGCiSau em outras Universidades.

    BIOTÉRIO SETORIAL DE ROEDORES CONVENCIONAIS DO ICB/FURG

    Este  biotério é constituído por três salas separadas por portas: sala de lavagem, sala dos camundongos e sala dos ratos. Todas as salas contam com infraestrutura necessária para as atividades desenvolvidas, sendo o acesso ao biotério restrito a funcionários e pesquisadores previamente designados. Todas as atividades realizadas no biotério seguem procedimentos operacionais padrão (POPs) revisados periodicamente. 

    BIOTÉRIO SETORIAL DA FACULDADE DE MEDICINA / FURG

    Está equipado com sala de manutenção de camundongos e ratos climatizada (temperatura, umidade e ciclo claro/escuro controlados). Este biotério é constituído por duas salas de manutenção de animais (sala de ratos e sala de camundongos), duas salas de experimentação, uma sala de lavagem / desinfecção, uma sala de troca de roupas, um depósito. As salas são separadas por portas. Também está equipado com autoclave e estufa de secagem. Conta ainda com pessoal especializado para o atendimento das atividades específicas para o recebimento e na manutenção dos animais. Cabe salientar que no ano de 2013, foi iniciada construção de um novo biotério setorial, com término em dezembro de 2014. Atualmente está no processo de compra de equipamentos para o biotério (fase de licitação para compra de Racks, módulos de troca, entre outros).

     

  • Biblioteca