Em 2015, representantes dos 193 Estados-membros da ONU reafirmaram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.
Ao adotarem o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” todos países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos.
A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade coletiva e indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) distribuídos em 169 metas que visam fundamentalmente promover uma vida digna para todos. Estes 17 ODS são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
As universidades desempenham um papel fundamental dentro do cumprimento desta agenda, estando diretamente envolvida em todos os ODS.
Neste sentido, o PPGCS desenvolve projetos e forma profissionais estreitamente relacionados a Agenda 2030, com particular proximidade com ODS: 3) Saúde e Bem-Estar e 4) Educação de Qualidade.
Quanto ao Objetivo 3 (Saúde e Bem-Estar) a agenda 2030 visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Em acordo com este ambicioso objetivo PPGCS tem atuado em cooperação com gestores de saúde locais, regionais e nacionais para: a redução da mortalidade infantil; melhoria da saúde materna, na luta contra o HIV/Aids, controle da tuberculose e outras doenças infecto-parasitárias. Apesar de melhorias nas taxas de incidência e mortalidade destes agravos, os números continuam inaceitáveis e absolutamente incompatíveis com o potencial econômico do país. Dentre as metas do Objetivo 3 onde há uma clara participação do PGGCS destacam-se:
▪ Reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos
▪ Acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos, com todos os países objetivando reduzir a mortalidade neonatal para pelo menos até 12 por 1.000 nascidos vivos e a mortalidade de crianças menores de 5 anos para pelo menos até 25 por 1.000 nascidos vivos
▪ Acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis
▪ Reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis por meio de prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar
▪ Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool
▪ Assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar, informação e educação, bem como a integração da saúde reprodutiva em estratégias e programas nacionais
▪ Atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos
▪ Reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos e por contaminação e poluição do ar, da água e do solo
O objetivo 4 (Educação e Qualidade) da agenda 2030 visa assegurar a educação inclusive, baseada nos princípios de direitos humanos, equitativa e de qualidade. A promoção da capacitação dos indivíduos é o centro deste objetivo, que visa ampliar as oportunidades das pessoas mais vulneráveis no caminho do desenvolvimento. O PPGCS foi criado em 2004, com o curso de mestrado, tendo iniciado o curso de doutorado em 2011. Nestes 15 anos de atividade foram titulados cerca de 200 profissionais (140 mestres e 60 doutores) com dissertações, teses e publicações científicas estreitamente alinhadas com as metas do Objetivo 3. Além disso o PGGCS tem especial destaque por sua atuação nas seguintes metas:
▪ Assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade
▪ Aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
▪ Eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade
▪ Garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
▪ Aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países de menor desenvolvimento relativo e pequenos Estados insulares em desenvolvimento
A vocação do PPGCS e seu histórico de atuação acadêmico-científica o coloca plenamente alinhado com a Agenda 2030, com especial destaque para a articulação entre os objetivos 3 e 4 e as principais metas correspondentes.