Tese - Francine Villela Maciel

QUALIDADE DO SONO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E ASSOCIAÇÕES COM CONTEXTO PANDÊMICO (COVID-19)

Autor: Francine Villela Maciel (Currículo Lattes)

Resumo

O sono é essencial para manutenção do bem-estar físico e mental dos seres humanos. Problemas de sono nos estudantes universitários são frequentes, e estão associados a fatores sociais e comportamentais. Estudantes que apresentam má qualidade e privação de sono correm maior risco de ter o processo de aprendizagem prejudicado, bem como o desempenho acadêmico. Com o cenário pandêmico instaurado e a preconização de medidas de controle, muitas dimensões das condições de vida e de saúde dos universitários foram afetadas, inclusive o sono. Assim, a presente tese teve como objetivo avaliar a qualidade do sono de estudantes universitários em dois momentos, um precedente à pandemia de COVID-19, em que buscou-se investigar fatores associados a pior qualidade do sono de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, e outro durante o período pandêmico, no qual avaliou-se os fatores pandêmicos associados à qualidade de sono de estudantes de cinco universidades brasileiras. A qualidade do sono foi avaliada pelo Mini Sleep Questionaire (MSQ), no primeiro estudo, e pela autopercepção de qualidade do sono, no segundo momento. Em ambos os artigos originais, foram realizadas análises brutas e ajustadas utilizando regressão de Poisson. Observou-se que a pior qualidade do sono esteve associada a variáveis sociodemograficas (mulheres, menor renda, preocupação com violência no bairro, discriminação na universidade, insegurança alimentar e menor suporte social), comportamentais (fisicamente inativos e insatisfeitos com o curso) e com sofrimento psicológico. No contexto pandêmico, a piora na qualidade do sono foi percebida por 23,9% dos estudantes, e esteve associada a variáveis econômicas (perda de emprego) e acadêmicas (preocupação com atraso das atividades). O medo de contrair o vírus e conhecer pessoas que morreram devido a doença, também esteve associado a percepção de piora na qualidade do sono. Os resultados sugerem aspectos sociodemográficos, acadêmicos e do contexto pandêmico desempenham importante papel na qualidade do sono dos estudantes. Além disso, destaca-se influência da qualidade do sono sobre a saúde mental.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: SonoEstudantes universitáriosEpidemiologiaInfecções por coronavírusPandemia Covid-19