Ações do PPGCS-FURG no combate à pandemia da Covid-19

Ações do PPGCS-FURG no combate à pandemia da Covid-19 

Projetos de Pesquisa 

“DESINFEC” - Dispositivos Móveis Modulares Portáteis de Baixo Custo para Desinfecção Baseado em UV-C (Professora Daniela Ramos)

 Projeto Sentinela para monitoramento das principais endemias e possíveis doenças infecciosas emergentes e reemergentes no extremo sul do país (Professor Pedro Almeida)

 “Impacto da COVID sobre a saúde mental da população”. (Professor Samuel Dumith) Financiamento: FAPERGS

 O impacto da pandemia de COVID-19 no perfil de automedicação em estudantes universitários (Professora Mariana Hort/ Mestranda Karolina Brizola)

 Impacto das medidas de confinamento e distanciamento social durante a Pandemia da COVID-19 sobre a poluição do ar (Professor Flavio Rodrigues)

 Hábitos físicos e alimentares no Rio Grande do Sul frente à pandemia da Covid-19 (Professora Inês Schadock/ Mestranda Daiana Borges)

 Perfil epidemiológico, clínico e molecular da coinfecção HIV/SARS-CoV-2 em pacientes do extremo sul do Brasil (Professora Vanusa da Hora/ Mestranda Luiza Curi) Financiamento: Bolsa CAPES/Pandemias

 Gestação e COVID-19: Revisão Sistemática (Professora Vanusa da Hora/ Mestranda Vanessa Tarouco)

 Vacinas em fase clínica contra COVID-19: revisão estruturada (Professora Vanusa da Hora/ Discente Brenda Perret)

 Saúde mental e a pandemia da COVID-19 entre profissionais de saúde de serviços de atenção terciária do extremo sul do Brasil.  (Orientadora: Professora Ivy Bastos Ramis,  Coorientador: Professor Linjie Zhang, Doutoranda: Tyele Goulart Peres)

 Projetos de Extensão

Microbiologia na Comunidade, porque o essencial é invisível aos olhos (Professora Daniela Ramos) Financiamento: EPEC/FURG

 Programa Geosaúde em parceria com a Prefeitura do Rio Grande (Doutoranda Carolina Larrosa)

 Laboratório Molecular para Enfrentamento (Diagnóstico) da COVID19 no HU/FURG (Professores Pedro Almeida, Andrea Von Groll, Vanusa da Hora, Ivy Ramis, Daniela Ramos, Luciana Azevedo, Carlos Scaini, Luciana Ávila, Melissa Xavier)

 Projeto NB3 (Professor Pedro Almeida)

 Covid-19 e Poluição Atmosférica: um relacionamento tóxico ou um alívio para os dias em quarentena? (Professor Flavio Rodrigues) Financiamento: EPEC/FURG

 Convênios internacionais

 Convênio acadêmico entre a Universidad de Zaragoza e a FURG para ações de ensino, pesquisa e extensão (Professor Pedro Almeida)

 Convênio acadêmico entre a UNIZAR – ESPAÑA e o NUPEMM (FURG-BRASIL) (Professor Pedro Almeida)

 Artigos originais, artigos de opinião, artigos de revisão ou short communication

 Linjie Zhang , Tyele G Peres , Marcus V F Silva , Paulo Camargos .What we know so far about Coronavirus Disease 2019 in children: A meta-analysis of 551 laboratory-confirmed cases. Pediatr Pulmonol 2020;55(8):2115-2127

 Juliana Lemos Dal Pizzol, Vanusa Pousada da Hora, Ana Júlia Reis, Júlia Vianna, Ivy Ramis, Andrea von Groll and Pedro Almeida da Silva. Laboratory diagnosis for Covid-19: A mini-review Journal of the Brazilian Society of Tropical Medicine Vol.:53:(e2020451): 2020

 Lara Beatriz Ferreira, Daniela Fernandes Ramos. Remdesivir e lopinavir/ritonavir frente ao novo coronavírus: breve revisão Vittalle- – Revista de Ciências da Saúde v. 32, n. 1 (2020) 43-55. DOI: https://doi.org/10.14295/vittalle.v32i1.11572

 Pedro Eduardo Almeida da Silva. CIÊNCIA E A COVID-19 EDITORIAL Vittalle – Revista de Ciências da Saúde v. 32, n. 1 (2020).

 Tavella, R. A., & Júnior, F. M. R. D. S. (2020). COVID-19 and air pollution: what do we know so far?. VITTALLE-Revista de Ciências da Saúde, 32(1), 22-31.

 Demenech LM; Dumith SC; Vieira MECD; Neiva-Silva L. Desigualdade econômica e risco de infecção e morte por COVID-19 no Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia (aceito para publicação)

 Divulgação científica na temática da Pandemia da COVID-19 (Lives, Vídeos, Entrevistas, Matérias de Jornal, Revista ou Sites, etc)

- Organização e Participação de uma Live “Atualizações sobre Terapêutica e Diagnóstico da COVID-19”, promovida pela FURG. (Professora Daniela Ramos)

- Divulgação semanal de achados científicos (inclusive sobre COVID-19) através de uma linguagem acessível a comunidade através do Instagram do Núcleo de Desenvolvimento de Novos Fármacos (NUDEFA) (Professora Daniela Ramos)

 - Inauguração de Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia é pauta do FMCafé Live Publicado: 08/06/2020 10h09 Disponível em: https://www.furg.br/coronavirusnoticias/inauguracao-de-laboratorio-de-apoio-diagnostico-em-infectologia-epauta-do-fmcafe-live (Doutoranda Rossana Basso)

 - Vídeos sobre a COVID colocados no canal do youtube Epidemias e endemias

https://www.youtube.com/channel/UCLjwF-jJFs-CnloYipCX6Qg?view_as=subscriber (Professor Pedro Almeida)

 - Apresentação da palestra para o projeto de ensino CAFÉ COM CIÊNCIA (ICB/Furg): ‘COVID-19: O que sabemos e o que ainda permanece velado’ (Professora Vanusa da Hora)

 - Um olhar Covid-19 e Poluição https://www.instagram.com/covidpoluicao/ (Professor Flavio Rodrigues)

 -Um olhar sobre Covid-19 e Poluição https://www.facebook.com/covidpoluicao  (Professor Flavio Rodrigues)

 - Lockdown em Pelotas teve impacto na redução de poluentes, aponta grupo da FURG (Professor Flavio Rodrigues)

https://www.furg.br/coronavirus-noticias/lockdown-em-pelotas-teve-impacto-na-reducao-de-poluentes-aponta-grupo-da-furg

https://www.diariopopular.com.br/geral/lockdown-em-pelotas-teve-impacto-na-reducao-de-poluentes-aponta-grupo-da-furg-153749/

https://guaiba.com.br/2020/08/17/lockdown-em-pelotas-teve-impacto-na-reducao-de-poluentes-aponta-furg/

 http://diariodamanhapelotas.com.br/site/estudo-da-furg-lockdown-em-pelotas-tambem-teve-impacto-na-reducao-de-poluentes/

 - Redução da poluição atmosférica chega a 50% durante o isolamento social em Rio Grande, indica estudo da FURG (Professor Flavio Rodrigues)

https://www.furg.br/coronavirus-noticias/reducao-da-poluicao-atmosferica-chega-a-50-durante-o-isolamento-social-em-rio-grande-indica-estudo-da-furg

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/cidades/polui%C3%A7%C3%A3o-em-rio-grande-tem-queda-de-at%C3%A9-50-1.416954

https://gauchazh.clicrbs.com.br/coronavirus-servico/noticia/2020/04/pesquisa-da-furgmostra-reducao-de-ate-50-de-poluicao-atmosferica-em-rio-grande-com-distanciamentosocial-ck9mudmqk001y015n3pqckw44.html

https://globoplay.globo.com/v/8521903/

https://globoplay.globo.com/v/8520933/

 - Bate-papo sobre Covid-19 - UFSM-CS - Qualidade do Ar e Autocuidado https://www.youtube.com/watch?v=c4dFVR_fv18&t=752s (Professor Flavio Rodrigues)

 - A Educação Física na Pandemia 

http://educacaofisicaeducacional.blogspot.com/ (Mestranda Daiana Borges)

 -Live Estratégias na COVID-19 no dia 09/06/2020 - Faculdade Anhanguera do Rio Grande (Doutoranda Michele Vaz)

 - 2 Lives no Facebook da Prefeitura Municipal sobre o atendimento na Atenção Primária em Saúde durante a pandemia (Doutorando Tarso Teixeira)

- Divulgação em site da matéria: Participação do ‘Grupo científico e epidemiológico COVID-19 da FAMED’ e do grupo ‘PPG contra a COVID-19’ participando da escolha de artigos científicos e preparação de resumos a serem divulgados em sites da FAMED e da EBSERH

Participação em comitês, comissões ou grupos de trabalho em nível institucional ou na esfera municipal, estadual, nacional relativo ao enfrentamento da Pandemia da COVID-19

 Professor Linjie Zhang

Comitê de Monitoramento de COVID-19 da FURG

 Professora Melissa Xavier

Membro do Núcleo de Apoio ao Diagnóstico da COVID-19 do HU-FURG/EBSERH

 Professora Vanusa da Hora

Membro do Núcleo de Apoio ao Diagnóstico da COVID-19 HU/FURG/ EBSERH

 Doutoranda Rossana Basso

- Membro do Núcleo de Apoio Diagnóstico da COVID-19 do HU FURG/Ebserh

- Membro do COMITÊ TÉCNICO MUNICIPAL DE INVESTIGAÇÃO DE ÓBITOS COVID-19 NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE

- Membro do NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EM SAÚDE - HU/FURG/EBSERH - NATS CONTRA a COVID-19

- Membro do COMITÊ DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19 HU/FURG/EBSERH.

- Membro do TELECOVID-19 RIO GRANDE.

- Membro do Grupo Técnico Municipal para Estratégias - COVID-19.

 Doutoranda Carolina Larrosa

- Grupo de trabalho de elaboração dos boletins epidemiológicos semanais divulgado pela Prefeitura Municipal do Rio Grande

 Doutorando Tarso Teixeira

- Comitê Municipal de Enfrentamento do Covid-19, do Grupo de Trabalho Técnico de Enfrentamento do Covid-19 e coordeno o comitê de avaliação de óbitos da COVID-19.

 Doutora egressa Tatiane da Silveira

- Programa de Atenção Domiciliar (PIDI / Melhor em Casa) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, hospital referência para COVID-19 na cidade de Pelotas/RS.

 Professora Ivy Bastos Ramis

Membro do Núcleo de Apoio ao Diagnóstico da COVID-19 HU/FURG/ EBSERH

Doutoranda Mariane Pergher Soares 

Comitê de Gestão da Crise do Coronavírus em São José do Norte

 Atividade assistencial em serviços relacionados à Pandemia da COVID-19

- Atendimento aos pacientes do SAE em Infectologia HU-FURG (Doutoranda Rossana Basso)

- Participante da equipe de diagnóstico de covid-19 CDC (Mestranda Luiza Curi)

- Atuação no LADI (laboratório de Apoio Diagnóstico a Infectologia) HU-Furg/Ebserh no diagnóstico por RT PCR do coronavírus (Doutoranda Jéssica Benelli)

- Atendimento Psicológico aos pacientes internados no Hospital Escola – UFPel (Doutora Egressa Tatiane da Silveira)

 - Atendimento Psicológico aos funcionários do Hospital Escola – UFPel em que a demanda tenha sido desencadeada pela situação da pandemia (Doutora Egressa Tatiane da Silveira)

- Fisioterapeuta do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) COVID-19, HU-FURG (Doutoranda Michele Vaz)

- Diagnóstico das doenças fúngicas invasivas em pacientes COVID-19 (Professora Melissa Xavier)

- Atendimento em Unidade de Saúde da Família com foco para todos os problemas de saúde, incluindo o atendimento a casos suspeitos, encaminhamento de casos graves e monitoramento de todos os casos atendidos (Doutorando Tarso Teixeira)

Outras atividades pertinentes no combate à Pandemia da Covid-19

Equipe do Serviço de Diagnóstico Molecular da COVID-19 (SDC), o qual originou-se da parceria entre FAMED-FURG e HU-FURG/EBSERH. O SDC foi o primeiro serviço público responsável pelo diagnóstico molecular da COVID-19 no município do Rio Grande, auxiliando na implementação dos exames, na prestação do serviço e em toda logística para o funcionamento do mesmo até o mês de julho quando foi oficialmente transferido em sua totalidade para LADI, HU-FURG/EBSERH. (Professoras Melissa Xavier, Andrea von Groll, Ivy Bastos Ramis e Ines Schadock)

Doutoranda Rossana Basso

- Protocolos de atendimento ao paciente adulto com suspeita de Covid-19, Hu/Furg/Ebserh

- Colaboradora do material: COVID-19 E-book Conceitos. Disponível em: https://issuu.com/simonibordignon/docs/e-book_conceitos_covid-19_eenf-furg

- Produção de material informativo sobre a Covid-19 para pacientes com infecção pelo HIV e coinfecção HIV/Sars-Cov-2

- Produção de material informativo sobre medidas de prevenção da Covid-19

- Colaboradora do documento: “Orientações para manejo de pacientes com suspeita de covid-19 nas portas de entrada dos serviços de saúde”.

Doutorando Tarso Teixeira

- Auxílio na elaboração do protocolo de atendimento do TeleCovid e da  recomendação de uniformização de condutas em portas de entrada para o município.

Doutora Egressa Tatiane da Silveira

- Grupos de relaxamento

- Grupos de diálogos