Tese - Flavia Saracol Vignol

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO PSICOMOTOR E ESCOLAR EM CRIANÇAS COM CARDIOPATIAS CONGÊNITAS CIANÓTICAS: UM ESTUDO MISTO

Autor: Flavia Saracol Vignol (Currículo Lattes)

Resumo

As anomalias cardíacas fazem parte das anomalias congênitas mais frequentes ao nascimento e são definidas como anormalidade estrutural do coração ou dos vasos intratorácicos, com prevalência de 8/1000 crianças nascidas vivas. Os defeitos cardíacos congênitos estão divididos em duas categorias, definidas pela característica física, em anomalias cianóticas e acianóticas. Embora raros, estudos têm apontado um déficit de neurodesenvolvimento em escolares com doenças cardíacas congênitas. Este trabalho tem como objetivo avaliar o desenvolvimento psicomotor e escolar em crianças com cardiopatias congênitas, bem como avaliar os sentimentos e expectativas dos pais, mães e cuidadores de crianças com cardiopatias congênitas. Neste estudo utilizamos o mixed method. Na investigação quantitativa, realizou-se um estudo transversal, com 37 crianças de ambos os sexos, com idade entre 5-11 anos, com cardiopatia congênita acompanhadas no ambulatório de cardiologia pediátrica, e um grupo controle com 38 crianças com as mesmas características no ambulatório de pediatria, ambos do Hospital Universitário da cidade de Rio Grande (HU-FURG). Foram aplicadas para cada paciente um questionário socioeconômico padrão, o SNAP IV (questionário para avaliação de déficit de atenção e hiperatividade), a escala de Inteligência R-2 e a escala de desenvolvimento motor. Não houve diferença nos desfechos de neurodesenvolvimento avaliados entre os 2 mas fatores socioeconômicos e demográficos tiveram associação com pior desempenho neuropsicomotor. Na investigação qualitativa selecionou-se pais, mães ou cuidadores de oito crianças com cardiopatias congênitas cianóticas que foram selecionadas pelo grau de gravidade da doença, as entrevistas foram sobre seus medos e momentos mais críticos no enfrentamento da doença de seus filhos. Esta pesquisa se mostrou importante para o entendimento da relação entre neurodesenvolvimento e crianças com cardiopatias congênitas, em um país em desenvolvimento e com dificuldades socioeconômicas, sanitárias e de educação como o Brasil; além de identificar os sentimentos e as dificuldades enfrentadas pelos pais, mães ou cuidadores dessas crianças.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Sentimentos dos paisEducaçãoCianoseDesenvolvimento infantilCardiopatias congênitas